top of page
  • Foto do escritordraykescavepub

White Stories: despertando o interesse da leitura na criança


Como despertar na criança o interesse pela leitura?


Esse é um dos maiores desafios dos pais nos dias de hoje, e por diversas razões, mas principalmente pela concorrência apelativa e desleal do mundo digital.

A leitura não é apenas uma das ferramentas mais importantes e fundamentais para o estudo e o trabalho, é também um dos grandes prazeres da vida quando descoberta apropriadamente. Num mundo onde cada vez mais os meios de comunicação dominam o interesse das novas gerações, os pais freqüentemente se preocupam em criar nas crianças hábitos de leitura.


Nada melhor do que leituras e atividades lúdicas para a introdução desse hábito. E na esteira da fantasia e da leitura lúdica, eis que surge um novo aliado nessa cruzada, o jogo de enigmas para crianças White Stories. Jogo homônimo do famosíssimo jogo Black Stories, lançado em vários países, o White Stories é sua versão para crianças.

A receita de sucesso desse jogo incide sobre um dos hábitos mais antigos e tradicionais do ser humano, o de contar estórias. E aqui, essas estórias vêm em formato de jogos enigmáticos, onde as crianças são jogadas em um ambiente de fantasia e mistérios lúdicos, estimulando sua criatividade na busca da solução dos casos. De forma analógica, o White Stories seria um Scooby Doo ou Turma da Mônica numa temática Halloween, onde as crianças devem desvendar o mistério por de trás das 50 estorinhas enigmáticas que compõe esse primeiro volume. Nesse jogo a criança deve desvendar os mistérios com perguntas que só podem ser respondidas com ‘sim’, ‘não’ ou ‘irrelevante’. Ela explorará cada conto usando todo seu potencial investigativo e sua criatividade.


Como não lembrar da infância e recordar da curiosidade, do prazer e daquele friozinho na barriga ao escutar estorinhas de contos de fadas recheadas de personagens como feiticeiras e duendes da floresta, tudo isso deitados à cama com aquela meia luz iluminando o quarto enquanto seus pais contavam as aventuras. Pois é esse sentimento de curiosidade e fantasia despertado em tantos adultos de outrora, que procuramos reproduzir nas crianças de hoje.


Com essa ideia em mente, que recentemente reuni a turma de um de meus filhos (todos por volta de 6 e 7 anos), selecionei as estorinhas mais fáceis e inocentes dentre as 50, coloquei uma trilha sonora ambiente suave no celular para criar um clima, sentei todas as crianças, e comecei a contar os enigmas. Quando me dei conta, já havia passado mais de meia hora, sem que qualquer criança tivesse desgrudado os olhos e ouvidos, super atentos, da leitura de cada enigma. E não foi só isso. Todas as estórias foram desvendadas através da cooperação e palpites das crianças na sala. Vamos combinar que sabemos ser uma façanha fazer crianças ficarem sentadas pelo menos 10 minutos sem se desconcentrar. E foi isso que ocorreu nesse dia, nessa sala. Todos em volta de mim, atentos, curiosos, despertando suas fantasias, aprendendo a ouvir, a ser ouvido, aprendendo a acertar em seus palpites e a aprendendo a errar também. Um turbilhão de sentimentos e emoções com uma simples ideia: a leitura através de um joguinho maravilhoso.


Venha aos nossos eventos e conheça o White Stories em primeira mão!

Próximos eventos em: https://www.facebook.com/DraykesCavePub/events/

52 visualizações
bottom of page