O board game vai além dos encontros entre amigos e familiares, supera expectativas no mercado, e leva a experiência analógica a um próximo nível. Hoje em dia, o board game não mais se restringe ao cenário recreativo, muito pelo contrário. Em muitas instituições empresariais e de ensino o board game é usado como importante objeto de apoio para o desenvolvimento de diversas habilidades.
Confira o que faz o colégio Certus no uso dessa competência em sala de aula.
Fonte: Colégio Certus
O exercício foi proposto após a conclusão do conteúdo Reconhecendo Padrões, do material, do UNOi, voltado ao 7º ano.
Para tanto, a professora Sandra Regina Wackerha, de Língua Portuguesa, dividiu a turma em grupos definidos pelos alunos e combinou que fosse levado na próxima aula um jogo de tabuleiro.
Cada grupo se organizou para o jogo mantendo a concentração dos integrantes mesmo diante a interação das outras equipes.
De forma diferenciada, a aprendizagem teve significância porque os estudantes estabeleceram normas de trabalho em equipe, ouvindo os colegas com atenção, e tendo participação efetiva com respeito as idéias e limites de tempo de cada grupo.
O aprendizado do conviver, fazer, ser e conhecer estabelecido pelos pilares da UNESCO foram desenvolvidos positivamente enquadrando-se no objetivo de identificar padrões e aprender por meio da interação.
O programa de desenvolvimento de habilidades voltado ao 6º e 7º ano foi uma ferramenta rica para a didática unida aos jogos de tabuleiro.
Jogos como instrumento de aprendizagem
A utilização de jogos na aprendizagem pode servir de instrumento motivador de sociabilidade e integração em sala de aula por oferecer regras práticas e esclarecedoras. Segundo o estudo, Os jogos pedagógicos como ferramentas de ensino, da PUC PR, tese de Neusa Nogueira Fialho: “Por meio de atividades lúdicas o professor pode colaborar com a elaboração de conceitos e reforçar conteúdos. (…)Trabalhar a criatividade, o espírito de competição e a cooperação”.
Isso ocorre porque os jogos tem mecanismos e regras bem definidos e tem apelo no indivíduo. “Os jogos educativos com finalidades pedagógicas revelam a sua importância, pois promovem situações de ensino-aprendizagem e aumentam a construção do conhecimento, introduzindo atividades lúdicas e prazerosa, desenvolvendo a capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora”, cita a tese.
Ainda, na aula de línguas cujo objetivo principal é a comunicação, em paralelo estabelece entre os indivíduos a estruturação do pensamento e visão de mundo, bem como ajuda a identificar padrões com aplicação no reconhecimento da fala, escrita, na classificação de documentos e imagens, e em outros campos de estudo.
Que tal unir a família e brincar com jogos de tabuleiro?
Comments