top of page
  • Foto do escritordraykescavepub

Por que os jogos analógicos são tão importantes para a criança?


Numa época onde os protagonistas são celulares, tablets, computadores e outros eletrônicos, pais de crianças possuem um grande desafio e precisam se esforçar muito e aprender a se desconectar do digital para então conseguirem se conectar verdadeiramente com os filhos. A conexão digital desmedida, seja pelos pais, seja pelas crianças, acaba criando um abismo na comunicação sadia entre eles. E uma das maneiras de estabelecer ou reestabelecer um vínculo forte com os pequenos é por meio de atividades lúdicas, ou seja, se envolver em brincadeiras que aliem a diversão e o desenvolvimento das habilidades infantis.


Mas é importante saber que os adultos devem participar das brincadeiras e jogos oferecidos às crianças para que esse vínculo ocorra. Diferente do que ocorre em muitos lares, onde o eletrônico é uma verdadeira babá eletrônica.


Existiu uma época onde a indústria do vídeo game, como a ATARI em 1982 por exemplo, veiculava comerciais induzindo aos pais na compra desses dispositivos para substituir o trabalho das babás (https://www.youtube.com/watch?v=vGoTifpPe1s). De toda forma, oferecer uma atividade qualquer, para a criança se distrair, enquanto o adulto faz outra coisa, não é uma boa aposta para o desenvolvimento de uma criança.


Os adultos também devem brincar!

Afinal de contas estamos falando de Board Games modernos, e esses jogos navegam bem entre o público adulto e infantil.


Divertem as crianças pelos temas, design lúdico e simplicidade, e aos adultos pela mecânica funcional e desenho inteligente das regras e ritmo dinâmico do jogo.


Também é facilmente percebido que, quando os adultos decidem entrar na brincadeira, o interesse da criança pela atividade aumenta substancialmente. Isso acontece, porque a criança se sente prestigiada e pelo enriquecimento da experiência, com novos estímulos e repertórios.


Ao brincar com os filhos, os pais fortalecem as relações da família.

Os filhos estão acostumados a ver o pai e a mãe em atividades do dia a dia e ficam encantados ao perceberem que eles podem ser divertidos e gostar de coisas parecidas.


E não é só isso, pois no jogo a criança tem sua opinião e escolhas valorizadas. É em um jogo de tabuleiro junto a seus familiares que a criança tem seus primeiros momentos de emancipação. Diferente do dia a dia, onde a criança é orientada pelos professores durante todo o período na escola, e mais tarde também são orientados pelos pais até a hora de dormir. Então é nessa atividade que ela exercita seus primeiros passos em direção a sua soberania.


A criança começa a compreender o mundo através brincadeira e, portanto, precisa conhecer seu pai e sua mãe em situações diferentes das exercidas no cotidiano. Ao brincar juntos, as relações se igualam e o adulto demonstra aos mais novos quem ele é na sua essência. E por sua vez a criança também revela sua própria essência e personalidade durante a brincadeira.


Agora que você entendeu por que jogos de tabuleiro são tão importantes para a criança, conte para a gente: você costuma jogar com os seus filhos? Quais são seus jogos favoritos? Quer alguma dica?


Venha conhecer o Drayke´s Cave Pub e os nossos jogos disponíveis! Venha e conheça nossos eventos! https://www.facebook.com/pg/DraykesCavePub/events/

152 visualizações
bottom of page