No que você pensa quando ouve anos 80? Cabelos extravagantes, exageros no modo em se vestir, danças engraçadas? Eu, como muitos, irei me lembrar dos clássicos jogos de tabuleiro, e momentos inestimáveis à mesa com família e amigos. Mas existem aqueles que acham se tratar de uma década perdida.
De uma forma ou de outra, sem os anos 80, não teríamos Smartphone, Internet, Hip Hop, Apple, e uma infinidade de outras coisas.
A década de 80 foi o resultado, e o ápice, de uma conjunção de fatos e situações históricas e culturais que culminaram numa emblemática e inesquecível década. E segundo alguns escritores, os anos 80 nunca acabam.
Atualmente estamos experimentando novamente vários aspectos da cultura dos anos 80, como personagens de estória em quadrinhos se tornando filmes famosos, bem como vários outros filmes como Blade Runner 2049, Jogador nº 1, e séries da Netflix como Stranger Things, que fazem referência à cultura da época. E quem ainda não ouviu falar de LPs e fitas K7s? Essas matrizes musicais voltaram com força total, embora possua apenas um público seleto, pois o preço ainda está salgado para essas mídias analógicas.
Mas existe em particular um objeto que também se revitalizou, e que marcou muita presença nos anos 80, os jogos de tabuleiro, agora também conhecidos como Board Games.
Dentre os vários fenômenos dos anos 80 que permeiam nossa sociedade atual, os Board Games vão se tornando cada vez mais a menina dos olhos da geração atual e do mercado de brinquedos que enxerga nesse hobby um grande crescimento nos próximos anos.
E não é pra menos, pois esses jogos possuem agora uma arte gráfica de primeira, mecânicas excelentes, os mais variados temas e números de jogadores, atende a todos os gostos, podem conjugar tecnologia digital em muitos deles, dentre várias outras coisas.
Muito importante observar que essa atividade lúdica estimula a relação pessoal, leitura, concentração, paciência, meditação, proporcionando também momentos agradáveis e divertidos junto a amigos e novas pessoas, possibilitando o exercício da convivência em sociedade e o respeito às opiniões divergentes.
Para aquelas pessoas que ouvem muito falar dos anos 80, e gostariam de experimentar um pouquinho daquela época, posso afirmar que através dos jogos de tabuleiros é possível fazer essa conexão. Ao se jogar esses maravilhosos jogos, estamos abrindo um portal paralelo para essa década, e fazendo perpetuar esse sentimento único de satisfação e diversão, que são os nossos preciosos jogos de tabuleiro, ou Board Games para os íntimos.
Eduardo Duarte
Venha conhecer os nossos eventos de boardgames (jogos de tabuleiro modernos) no Rio de Janeiro! Fazemos eventos quinzenais pela Zona Sul do Rio. Confira o calendário em https://www.facebook.com/pg/DraykesCavePub/events/ e participe conosco da nossa visita aos anos 80! ;-)
Comments