top of page
  • Foto do escritordraykescavepub

Curiosidades estranhas sobre boardgames


Imagem de um gato, expressando curiosidade
#pracegover: Imagem de um gato, expressando curiosidade

Você já parou pra pensar na dificuldade de se criar um boardgame? Já imaginou a quantidade de protótipos necessários até o jogo estar no mercado? E nesse meio do caminho, é provável que existam várias estórias (e histórias) estranhas e curiosidades que aconteceram com diversos jogos famosos.

Há algumas semanas atrás, nós postamos que o criador do Catan trabalhava em um consultório de dentista de sua família, prestes a ir à falência. E que nas horas vagas, sem clientes, trabalhava no design do seu jogo. Acabou que o jogo foi um sucesso e é o grande marco dos boardgames modernos. Você pode ler mais sobre esta história aqui: http://www.elmundo.es/papel/historias/2018/08/14/5b719fde46163fb7388b45d5.html . Ainda sobre Catan, a primeira edição foi um sucesso tal que, de acordo com a Wired, https://www.wired.com/2009/03/mf-settlers/?currentPage=1 , a primeira edição vendeu tão bem que nem o autor tem uma cópia!

Neste artigo, nós elencamos algumas histórias curiosas sobre os nossos mais que queridos jogos:

1 - Candyland – Esse joguinho de crianças foi lançado primeiramente em um hospital para animar as pessoas que se recuperavam de Polio. Em 1940, a professora Eleanor Abbott se recuperava da doença e viu que haviam muitas crianças que estavam entediadas e não havia nada para se fazer. Então ela resolveu criar o jogo para levantar o astral dos doentes. Mais tarde, se juntou ao Milton Bradley e o jogo se tornou o que conhecemos hoje.

Fonte: https://www.neatorama.com/2016/07/29/Thwe-Bittersweet-History-of-Candy-Land/ . Ainda sobre Candyland, de acordo com o site https://www.buzzfeed.com/jamesgrebey/mind-boggling-facts-about-board-games na década de 90, o domínio na internet candyland.com era de um site pornô! A Hasbro conseguiu a sua posse após uma batalha judicial.

2 – Operation – Esse é famoso entre as gerações mais antigas, nem é tanto um boardgame, mas um brinquedo e está aqui presente pela importância em sua geração. Operation é um jogo aonde temos que “operar um paciente”, sem encostar em nada em volta. Ele foi criado em 1962 pelo estudante de design industrial John Spinello, como parte de um trabalho de faculdade. Seus colegas, amigos e professores gostaram tanto da ideia que depois de algum tempo, ele apresentou a Marvin Glass. Marvin era o presidente de uma empresa de jogos e acabou prometendo USD 500 (à época) e um emprego. O dinheiro ele recebeu, mas o trabalho, nunca. Considerando o quanto este jogo vendeu, o negócio não foi lá dessas coisas para John....

3 – Pictionary – O jogo foi criado por volta de 1980, por Rob Angel e tomou corpo em 1985. Rob era um garçom e trabalhava no jogo nas horas vagas. Ele percebeu que a maioria das pessoas tinha um vocabulário por volta de 20.000 palavras (Inglês), mas nem tudo era “desenhável”. A partir daí ele escolheu palavras específicas e em parceria com um amigo, pegou um empréstimo de USD $35.000,00 e foram vender o jogo para algumas lojas. O jogo chamou a atenção de Thomas McGuire, um vendedor de jogos, até que em 1995, teve os direitos vendidos por 105 milhões de dólares.

Assim, você pode ver que o sucesso não vem de graça! Vem de trabalho duro, risco e determinação!


E você, conhece algum outro jogo com uma história bacana? Comenta lá no Facebook!


Você é o criador de um jogo e quer compartilhar a sua história aqui? Manda brasa!


Aproveita que você está aqui no site e venha conhecer os nossos eventos! Segue a gente no Facebook e fique por dentro de notícias interessantes sobre o hobby, materiais que nós criamos e eventos que vamos realizar! A diversão é GARANTIDA! Vem com a gente!


Nosso link no Facebook para próximos eventos: https://web.facebook.com/pg/DraykesCavePub/events/

266 visualizações
bottom of page