top of page
  • Foto do escritordraykescavepub

Boardgame é diversão, mas também é cultura!


7 jogos de tabuleiro em foco na estante
#pracegover: 7 jogos de tabuleiro em foco na estante

Apesar de haver uma mistificação dos Boardgames no público em geral, achando que é uma coisa geek, só para crianças, infantilizado, desinteressantes, ou qualquer coisa do gênero, nada poderia ser mais equivocado do que qualquer um destes adjetivos.


Os boardgames transcendem décadas porque se conectam ao nosso interior. Aos nossos desejos de integração, de compartilhar experiências com outros indivíduos. Os jogos de tabuleiro são hoje a oportunidade da gente deixar o digital um pouco de lado e ter uma interação humana de valor, algo que vai além dos likes e shares.


Como o lado recreativo é muito forte, às vezes, o cultural passa despercebido.

O Boardgame, por conter uma representação da nossa sociedade, é uma ferramenta interessante na disseminação de cultura. Da mesma forma em que hoje nós representamos o nosso ambiente nas temáticas de jogos, o mesmo acontecia no passado e assim, podemos usá-lo como uma ferramenta de observação de uma sociedade antiga.


“Ele está viajando....” - Talvez, mas em pouco menos de um ano, nós fizemos alguns posts na nossa timeline do Facebook que vocês podem acessar aqui (datas representam o momento em que foram incorporadas ao nosso feed e não sua data de publicação no site de origem):


1 – 30/08/2018 – Uma mulher paquistanesa cria um jogo com a temática dos casamentos arranjados em sua cultura -https://www.telegraph.co.uk/news/2017/08/26/24-year-old-has-created-board-game-challenge-pakistans-arrange/ - Este, por exemplo, é uma oportunidade de aprendermos o que acontece em determinado país e determinada sociedade e daí compreender, questionar e evoluir como seres humanos.


2 – 16/08/2018 – Post sobre o twilight struggle - https://www.washingtonpost.com/lifestyle/magazine/the-cold-war-themed-board-game-that-feels-more-relevant-than-ever/2018/07/16/45be9be4-7a4e-11e8-93cc-6d3beccdd7a3_story.html?utm_term=.98445b52138a – Neste, podemos entender o que foi a guerra fria, o conflito entre as potências, e quem sabe traçar um paralelo com os dias atuais.


3 – 15/08/2018 – Uma guerreira Viking foi encontrada em um sítio arqueológico, enterrada junto com um jogo de tabuleiro que a ajudava com táticas e estratégias - https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/ajpa.23308 – Neste, podemos eventualmente compreender como se comportavam, aonde e como viviam, o quê e como usavam suas ferramentas.


4 – 10/08/2018 – Um jogo histórico sobre o movimento Sufragista - http://www.bbc.co.uk/programmes/articles/357SSJgb2BQk3TvMQDbTzf3/suffragetto-how-a-board-game-helped-women-win-the-vote – Tema qual que está em voga nos dias de hoje e nos faz entender todo o processo dos direitos femininos, suas dores e realidades à época, bem como traçar um paralelo com os dias atuais.


E tirando a questão das sociedades antigas, os jogos podem nos ensinar sobre geografia, política, guerras e conflitos, ecologia, matemática e muito, mas muito mais! Basta você ter o teu insight em como cada jogo pode ser tornar uma ferramenta de conhecimento. Escolha um jogo para chamar de seu e divirta-se!!


Venha conhecer nossos eventos quinzenais no Rio de Janeiro! Consulte nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/DraykesCavePub/ e veja as próximas atividades perto de você!

41 visualizações
bottom of page